Os telhados verdes têm se mostrado uma solução interessante para dar um toque diferente aos edifícios modernos. Não só pela sua beleza de encher os olhos, que faz toda a diferença na paisagem predominantemente cinza dos grandes centros urbanos, mas também pelos seus benefícios práticos.
Uma telhado verde minimiza a incidência de calor no prédio, também reduz consideravelmente o nível de ruído externo, já que traz proporciona um isolamento acústico. Fora isso também auxilia na retenção da água de chuva, o que reduz as chances de enchentes, além da promoção de um habitat saudável para diferentes espécies vivas.
Telhado verde extensivo e suas vantagens
Não à toa, o assunto tem crescido no Brasil, tanto que já existem leis em vigor no país que incentivam a adoção do telhado verde, como nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo.
Leia também: “Conheça as leis sobre Telhado Verde em vigor no Brasil”.
O telhado verde extensivo tem sido bastante requisitado. Isso porque ele se destaca por ser mais fino e mais acessível do ponto de vista do investimento inicial. Esse perfil do telhado verde extensivo, mais simples em relação ao intensivo e semi-intensivo, também tem a vantagem de ser mais leve, uma vez que tem menos substrato, o que não sobrecarrega a laje dos edifícios, algo de fundamental importância para o sucesso completo do projeto.
Um telhado verde funcional e passa necessariamente por um conjunto harmonioso de vegetações que levam beleza e baixa manutenção. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de plantas ideias para telhado verde extensivo. Confira abaixo!
- Bulbine: trata-se de uma planta belíssima que fica muito bem com sol pleno e meia sombra. Seu consumo de água é considerado baixo, por isso é bem prática.
- Dinheiro em penca: bastante valorizada no paisagismo por sua delicadeza, se adapta adequadamente em ambientes mais sombreadas e úmidos.
- Clusia: esta é uma planta ornamental e que requer pouca manutenção, ideal para lugares com sombra e, ao mesmo tempo, às vezes tem sol intenso.
- Capuchinha: esta planta é interessante porque além de seu aspecto estético, também é considerada medicinal. Gosta de sol pleno.
- Orégano: Chega até 15 centímetros de altura e, além do visual único, também pode ser utilizada para fins medicinais e aromaterápicos. Planta multitarefa.
- Lambari: Pelo seu aspecto compacto, pequeno porte e adaptação à sombra, o lambari torna-se uma excelente forração para situações de sombra e meia-sombra, onde dificilmente os gramados vingam, como áreas de telhado verde cobertas por telhados ou outro sombreamento.
- Grama esmeralda: Produz um visual acolhedor e se destaca também por sua baixa manutenção. De origem japonesa, fica bem no sol pleno.
- Grama São Carlos: De coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, adaptada ao clima frio, vai bem a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete bem denso.
- Grama Amendoim: A grama-amendoim tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e pisões. Por isso, prefira usá-la como forração em áreas de pouca passagem.