O mundo mudou nos últimos anos. E de forma bem rápida. A era da informação, fortalecida pelo impacto cada vez maior do mundo digital, conectou pessoas e abriu novos caminhos, até pouco tempo impensáveis. A informação concentrada pulverizou-se, e isso acelerou processos, além de provocar mudanças importantes no relacionamento entre os consumidores e as marcas.
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O marketing offline, em que as pessoas recebiam passivamente impactos, sem ativação, ainda tem sua importância, mas perdeu força. A tônica mudou, até porque agora as pessoas não são meros consumidores, mas também, ativistas sociais e ambientais. Estão ligadas e atentas a tudo. E é exatamente aqui que entra o marketing verde e sustentável.
Até porque responsabilidade social e ambiental são valores perenes e não simples modismos. Ou seja, vieram para ficar, trazer consciência e, claro, transformar a realidade. E, sem dúvida alguma, as marcas hoje em dia são vistas como parte importante na criação e/ou manutenção de um mundo melhor e mais justo. Isso não é competência exclusiva do poder público. Daí, mais uma vez, a relevância do marketing sustentável.
Os consumidores conscientes querem saber o que a marca pensa, como se posiciona e suas atitudes na sociedade. Se respeita as pessoas, os animais e a natureza. De um lado, quando entendem que as práticas corporativas são sustentáveis e condizentes com a realidade, elas naturalmente se aproximam, consomem e interagem. Por outro lado, quando não sentem esse alinhamento, elas se desconectam. Simples assim.
![Tecnisa by Grupo VG](https://static.wixstatic.com/media/b9e7de_759bb508c63046b7b226873cdc7cf040~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_657,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b9e7de_759bb508c63046b7b226873cdc7cf040~mv2.jpg)
Dessa maneira, as marcas precisam estruturar valores e atitudes sustentáveis que estejam de acordo com as melhores práticas do mercado na atualidade. E boas referências para isso não faltam. Além de incorporar os princípios essenciais do verde, é fundamental criar estratégias eficientes de comunicação do marketing verde. Porque o consumidor final precisa saber de tudo isso. Não basta fazer. Tem de comunicar.
Com essa conexão de empresas e consumidores baseada no marketing sustentável, é possível gerar uma infinidade de benefícios, seja para o planeta, para as pessoas e, é evidente, para a sociedade. Por quê? Em síntese, o marketing verde, a curto prazo, eleva a simpatia do público com a marca. E, pensando a médio e longo prazo, trata-se de um investimento que gera economia ao negócio.
![Tico´s Burguer by Grupo VG](https://static.wixstatic.com/media/b9e7de_c919b20c542244698ba644d8c634dcca~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_1480,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b9e7de_c919b20c542244698ba644d8c634dcca~mv2.jpg)
Os benefícios do marketing verde para uma empresa
Motivos não faltam para uma marca investir no marketing sustentável. Pesquisas de mercado deixam isso muito claro. Por exemplo, você sabia que 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade? Mais: 87% dos consumidores, no momento da compra, dão preferência a empresas com viés sustentável? Isso faz toda a diferença.
![L´Occitane by Grupo VG](https://static.wixstatic.com/media/b9e7de_29f3f7ccb6e24306a66ba72723ccb9bc~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_657,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b9e7de_29f3f7ccb6e24306a66ba72723ccb9bc~mv2.jpg)
Logo, o marketing verde, quando bem executado e comunicado, é uma estratégia fantástica para divulgar ao mercado, considerando aqui os clientes, que a marca está totalmente comprometida com o planeta, com as pessoas e com a preservação do meio ambiente. E também que não se trata apenas de consumir pelo consumir. Há um propósito. Esse valor é forte e impactante por si só.
Confiram mais benefícios ao trazer o marketing verde e sustentável para o negócio:
- Diferencial competitivo e destaque frente aos concorrentes
- Atração de novos consumidores
- Maior lealdade dos atuais consumidores
- Agrega valor e credibilidade à marca
- Maior respeito no mercado
- Aumento das vendas e dos lucros
E a boa notícia é que o marketing verde não é segregador. Ou seja, é para todos, não importa o tamanho da empresa. Desde empresas pequenas e familiares até grandes corporações podem se conectar com ele.
Importante: caminhar nessa direção não é nenhum bicho de sete cabeças. Incorporar o marketing verde nada mais é do que valorizar no dia a dia o tradicional conceito dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A consequência é ser ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo e culturalmente aceito. Interessante, não?
![Adidas by Grupo VG](https://static.wixstatic.com/media/b9e7de_d6e6ed98312a4c5389bf52ea83251587~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_657,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b9e7de_d6e6ed98312a4c5389bf52ea83251587~mv2.jpg)
Um segundo passo é contratar especialistas no assunto, que podem dar orientação e trazer novas soluções sustentáveis. E o terceiro passo é comunicar esse novo posicionamento, da maneira certa, com estratégia e inteligência de mercado.
![Ecoparada Madero by Grupo VG](https://static.wixstatic.com/media/b9e7de_388d5bfacdf5453a91aab71d93e4665e~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_657,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b9e7de_388d5bfacdf5453a91aab71d93e4665e~mv2.jpg)
Por fim, uma dica: se a sua empresa ainda não investe em marketing verde, está mais do que na hora de começar. Se precisar de ajuda, pode nos chamar. O Grupo VG tem soluções completas e sustentáveis para todo tipo de negócio.
![Lotus Tabacaria by Grupo VG](https://static.wixstatic.com/media/b9e7de_db03e0a1d9534981b3bb87c32466efe2~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_657,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b9e7de_db03e0a1d9534981b3bb87c32466efe2~mv2.jpg)
Conheça abaixo os diferentes tipos de vegetações e a melhor solução em paisagismo biofílico para cada espaço do varejo
Plantas Naturais – Aqui o destaque é o Jardim Vertical Natural. Esta solução é composta por plantas 100% naturais, ideal para espaços com incidência de luz natural e para negócios que conseguem prever custos com manutenção (sobretudo poda e trocas de mudas), como shoppings centers e fachadas de empreendimentos. A melhor tecnologia para esta modalidade é a Hidropônica, que usa um sistema de mantas no lugar da terra e conta com a rega automatizada.
![Arquitetura Varejo Paisagismo](https://static.wixstatic.com/media/8388b9_5f823a9c269c407c8530b4a2f2c52123~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_660,al_c,q_85,enc_auto/8388b9_5f823a9c269c407c8530b4a2f2c52123~mv2.jpg)
“Este tipo de jardim ajuda na eficiência térmica da loja, ao regular naturalmente a temperatura ambiente, contribuindo até mesmo para reduzir a conta de luz com ar condicionado”, conta Bruno Watanabe, diretor executivo da Vertical Garden.
![Plantas Naturais Paisagismo](https://static.wixstatic.com/media/8388b9_a2566d02e6b0490e93a2998568d4e81a~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_657,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/8388b9_a2566d02e6b0490e93a2998568d4e81a~mv2.jpg)
Vegetações Preservadas ou Permanentes – elas são ótimas para qualquer espaço interno, e podem ser feitas de materiais nobres, como a seda e o silicone, ou mesmo de plantas naturais, tratadas em um processo de preservação. “Não requerem manutenção ou a incidência de luz natural, e são perfeitas para áreas resfriadas ou que necessitem de um conforto visual e acústico maior, como áreas com pé-direito alto ou grande fluxo de consumidores. Também costumamos utilizar essas vegetações para compor árvores, arranjos e floreiras em grandes redes de varejo, que precisam manter a uniformidade da marca em instalações de alta velocidade e com limpeza fácil”.
![Plantas para Paisagismo Varejo](https://static.wixstatic.com/media/8388b9_fe00eb34c943456aaf561827f7f0140e~mv2.jpg/v1/fill/w_1251,h_835,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/8388b9_fe00eb34c943456aaf561827f7f0140e~mv2.jpg)
Jardim Vertical de Musgo Moss – feito com o musgo escandinavo, uma espécie que nasce em florestas nórdicas, colhida à mão e submetida a um tratamento de conservação bastante específico, este painel é muito interessante para áreas internas que mereçam destaque nos estabelecimentos. Ele pode ser formatado em diversas cores diferentes. “O material é super flexível e maleável e, portanto, pode assumir diferentes formatos, em um painel da recepção do salão de beleza ou da loja, por exemplo, associando a sustentabilidade com logomarca do negócio; ou em peças decorativas emolduradas”, diz Bruno. O Musgo Moss também é eficaz no isolamento acústico e dispensa qualquer tipo de manutenção.
![arquitetura varejo](https://static.wixstatic.com/media/8388b9_c7e8a87b0b054194a17e4dd38fed9d6b~mv2.jpg/v1/fill/w_987,h_659,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/8388b9_c7e8a87b0b054194a17e4dd38fed9d6b~mv2.jpg)